quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

AS "CORES DO REGGAE"


Você já reparou naquelas pulseirinhas coloridas de verde, amarelo e vermelho? Nas escolas é muito comum ver os meninos e meninas com elas. É como uma identificação coletiva. Muitos carregam as pulseirinhas de tecido ou de outro material, também usam colares, brincos, etc. E quando perguntados sobre o significado das cores, logo respondem: "É as cores do reggae, sôr"! Também respondem, às vezes: "Ah, é a bandeira da Jamaica"!

E como se identificam com esse mundo... usam camisetas de Bob Marley ou com folhas de maconha estilizadas, adoram a Jamaica... às vezes, na sala de aula, percebo que alguns se aproximam do mapa-múndi que fica na parede, colocam o dedo sobre o mapa e começam a procurar... sempre querem saber onde fica a Jamaica. Nossa, como eu gostaria que esse gosto pelo país caribenho se refletisse nas músicas que tocam nos celulares deles. Imagina, flagrar um aluno escutando "I shot the sheriff", em vez de "Bota o bucetão no revólver"! Seria um sonho pra mim.
Bom, você sabe que essas cores não são "as cores do reggae", né? Você encontra essas cores em quase todas as bandeiras dos países africanos. Elas estão lá, de um jeito ou de outro. Representam o "panafricanismo", a união de todos os povos africanos. Como muitas letras de reggae falam da África, da sua história, das suas lutas, da sua exploração, etc. seria natural que os cantores e músicos usassem essa cores. Agora, imagina quando essa gurizada se der conta de que esses símbolos, que ela gosta tanto, carregam toda essa carga histórica. Seria outro sonho pra mim. 
Tá aí! Achei outro significado para o verde, amarelo e vermelho. As cores do sonho! Do meu sonho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário