quinta-feira, 27 de abril de 2017

NOTA 10! E DAÍ?

O fim de ano vem chegando e, na escola, sempre vem aquele problema. Já não há mais o que fazer, muitos alunos já têm uma ideia segura dos seus resultados, uns sabem que passaram, outros sabem que não, as principais avaliações já foram feitas... não há muita motivação para ira a escola, se vai apenas para “cumprir tabela”, realmente.
Num desses dias, como havia poucos alunos, numa turma de sétimo ano em que eu estava, decidi aproveitar o momento para fazer algo diferente, então propus uma conversa. Falaríamos sobre o que acharam do ano, o que pensam fazer no futuro, esse tipo de coisa... uns toparam a ideia, participavam bem, outros, só perguntavam se podiam ir para casa. E, assim, levamos até o final.
Lá pelas tantas, questionei sobre o que achavam das minhas aulas, se aprenderam algo importante. Um deles, disse que achava Geografia importante para saber onde ficam os lugares, os países, etc. Então, perguntei a ele, de que servia saber onde ficam os países?
 – Ah, sôr, se a gente quiser ir viajar, ir viver em outro país...
Nesse momento, pensei sobre quão inútil era eu e aquele meu trabalho... pois, a conclusão que o menino havia chegado era de que ele só aproveitaria um ano inteiro de aula de Geografia, se ele fosse viajar. Quantos alunos meus viajarão para outro país? Que aula mas inútil... Anotei aquele problema para tentar me reinventar no futuro, precisava fazer aulas mais úteis, meu papel não é o de um agente de turismo. Porém, aquele questionamento havia mexido com outra aluna. E então, quando ela falou, o meu sentimento de que meu trabalho não servia para nada, apenas se confirmou. As palavras dela foram sinceras, e duras, me senti rebaixado ao nível de uma formiga.
A menina falou, de uma maneira natural, sobre como o que ela aprendeu até aquele momento na escola, não havia lhe sido útil de forma alguma. Segundo ela, em nenhuma entrevista de emprego perguntam sobre nada do que se ensina numa sala de aula. Entrevistador nenhum quer saber dessas coisas que se aprende em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e, principalmente, em Geografia. Procurei questioná-la, mas não tentei defender o contrário. Pensei que, se até aquela altura do campeonato, a escola ainda não havia convencido aquela menina da sua importância, então não tinha muito o que eu fazer naquele momento.
Mas, como que para colocar aquela cereja no bolo da discussão, outra aluna comenta, com muita tranquilidade, sobre como seu irmão mais velho abandonou a escola para traficar drogas. E, depois que já havia adquirido algumas propriedades, imóveis, etc. decidiu que, então, já era hora de largar essa atividade, um tanto perigosa, e viver dos aluguéis de suas casas. Alguns colegas se impressionaram, outros criticaram... Mas, no fim, o irmão dela era apenas um homem de negócios, não? Talvez as aulas de Matemática tenham o ajudado, quem sabe, mas Geografia, acho que não. 

O que aprendemos com tudo isso? Com essas opiniões dos alunos? Acho que muito, mas só se estivermos dispostos a rever nossos papeis.

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