quarta-feira, 22 de março de 2017

A GREVE É UMA COISA PESSOAL DE CADA UM

“A greve é uma coisa pessoal de cada um”!
Já escutei essa pérola em uma dessas salas de professores da vida... Como uma categoria de nível intelectual tão alto e que tem tantos direitos atacados, é capaz de produzir pensamentos desse calibre?
Esqueça os discursos sindicais, do tipo: “Nossa categoria é unida!”, “Fizemos uma greve vitoriosa!” Isso não passa de blefe. Há anos não vejo uma vitória convincente de uma luta de professores, há anos não vejo união nessa categoria. Falemos francamente, não procuremos mentir para nós mesmos.
Isso é uma coisa meio paradoxal, pois nas escolas sempre há algum projeto que traz como tema a “solidariedade”, a “união”, o “protagonismo”, a “cooperação” ... Sempre se discursa para os alunos sobre a importância de se lutar por um mundo melhor, de se exercer a cidadania, etc. Porém, quando os próprios professores são chamados a praticar todas essas ideias, coisas mais importantes aparecem: o fim de semana na praia, o jantar no restaurante, a viagem marcada, as compras no supermercado... tantas coisas... Tudo que dissemos se transformam em palavras vazias.
Por que isso é assim? Difícil dizer. Apesar de sermos a categoria de nível superior mais mal paga do Brasil, ainda pensamos que somos de uma classe à qual não pertencemos, e tampouco nos querem nela. Colocamos nossos filhos em escolas particulares, pois não queremos que sejam como nossos alunos. Trabalhamos, às vezes, sessenta horas por semana, para podermos manter uma empregada arrumando nossa casa, pagar a taxa do condomínio fechado, para pagar a parcela do carro novo, a mensalidade TV a cabo, enfim... Temos pavor dos alunos e suas famílias, que vivem em terrenos “invadidos”, que tem ligação direta de luz e assinam “gatonet”. Não queremos ser como eles. Somos de mundo diferentes. Assim, talvez, acreditem alguns.


Quem sabe, quando admitirmos para nós mesmos que temos muito mais em comum com as pessoas que estão nas nossas salas de aula todos os dias, do que com as que estão no comercial do Zaffari (uma rede de supermercados de Porto Alegre), comecemos a agir de forma diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário