terça-feira, 14 de março de 2017

REBELDES DO SÉCULO XXI

Esqueça os cabelos compridos e as camisetas do Che Guevara. Temos novos rebeldes nas salas de aulas. Eles são tão críticos quanto os da geração anterior, dão suas opiniões em sala de aula, criticam o conteúdo do livro didático e gostam de falar sobre política. Legal, não é mesmo? Porém, eles possuem novas referências (ou seriam velhas?).
Tenho alunos assim, são admiradores de Bolsonaro. Um deles chegou a aparecer na escola vestindo camiseta com a estampa desse senhor. Acham, os tolinhos, que a Dilma era comunista e que o Brasil estava prestes a se tornar um país comunista. “O comunismo não deu certo em lugar nenhum, sôr”! – me dizia um deles. “Nem em Cuba, nem na China, nem na Venezuela”. Pois é, para eles, a Venezuela é um país comunista. Festejaram quando Donald Trump venceu as eleições nos EUA. Achavam que a Hilary Clinton era de esquerda, e a esquerda representa o mal, na opinião deles. PT, esquerda, bandidos, terroristas, Venezuela, Cuba, MST, PCC, Lula, Dilma, Maria do Rosário... tudo isso faz parte de um espectro ameaçador, que é o comunismo.
Entenderam, lá das fontes que eles consultam, que o comunismo é um regime autoritário (não estão tão errados, se pensarmos no bloco soviético) e que tem o objetivo de empobrecer todo mundo. Numa conversa, um me disse, certa vez: “Esse teu esquerdismo, sôr, só vai fazer com que os ricos fiquem pobres e os pobres continuem pobres”. Sempre me perguntava, como garotos que moram em um dos mais pobres bairros de Porto Alegre podem se preocupar com a pobreza dos ricos. Me diziam: “Não pode, sôr, se alguém é rico é porque trabalhou”!
E eu, diante disso, não vou me posicionar? Pelo contrário, diante de pensamentos tão bem cristalizados, eu tentava ao máximo defender o que penso. O que devo dizer? Que com trabalho duro, você pode “vencer”? Conhece mentira pior que essa? É certo que o bloco soviético não me inspira confiança para defendê-lo, muito menos os anos de PT no governo brasileiro, recheado de ataques ao povo e ao meio ambiente. Diante desse cenário, esses jovens não canalizarão seu sentimento de rebeldia, tão típico dessa idade, para os ícones da esquerda, não se identificarão com eles.
Pois é, a esquerda faz toda essa sujeira e eu, na sala de aula, tenho que tentar limpar um pouco. Para que os rebeldes do século XXI não tenham Bolsonaro como referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário